Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


sexta-feira, setembro 21, 2007

A privatização da Câmara Municipal de Braga

Mesquita Machado vai apresentar amanhã à Assembleia Municipal de Braga o seu projecto de privatização da Câmara Municipal. Depois de ter entregue aos interesses privados 49% da AGERE, desta feita propõe-se que obras vultuosas, como o Parque Urbano do Monte Picoto, a Piscina Olímpica e o Multiusos do Parque Norte, sejam construídos por uma sociedade anónima em que a Câmara terá uma posição minoritária de 49%.
Mesquita Machado procura assim resolver o problema da dívida crescente e incontrolável da CMB, em grande parte decorrente dos investimentos megalómanos no novo estádio e na remodelação do Teatro Circo.
Procurando contornar os limites legais ao endividamento das autarquias, o presidente da Câmara opta por endividar-se perante privados, com quem celebrará contratos de arrendamento de equipamentos supostamente públicos. Trata-se de um excelente negócio para os parceiros privados, que ao longo das próximas décadas verão o seu investimento rentabilizado à custa dos dinheiros públicos, num autêntico assalto ao contribuinte conduzido por uma câmara dita “socialista”.
Em vésperas de abandonar a direcção dos destinos do concelho, Mesquita Machado entrega parte substancial da gestão pública a um grupo de empreiteiros, cujos nomes, mesmo antes de o concurso ser aberto, todos os bracarenses podem antecipar, como se comprovará a tempo.
O Secretariado Concelhio do Bloco de Esquerda denuncia pública e frontalmente mais este passo no sentido da privatização da autarquia, que em nada serve os interesses das populações, mas apenas daqueles que, antevendo o final do período das “vacas gordas” da construção de habitações, recebem agora uma prenda pelos serviços prestados, garantindo-lhes um futuro próspero, apradinhado por Mesquita Machado.

O Secretariado Concelhio do Bloco de Esquerda
Braga, 20 de Setembro de 2007