Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


quarta-feira, março 07, 2007

Parque Urbano do Picoto

Nota da Coordenadora Concelhia de Braga do BE

Reunida ontem, 6 de Março, a Coordenadora Concelhia de Braga do Bloco de Esquerda deliberou solicitar à Câmara Municipal informação detalhada sobre o anunciado projecto de construção de um Parque Urbano no Monte Picoto, bem como o seu urgente acompanhamento pela Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal.
O Bloco de Esquerda vê com bastante preocupação a forma inopinada e sem qualquer debate público com que esta iniciativa foi apresentada, num show-off para a comunicação social que provavelmente mais não pretende do que desviar a atenção dos bracarenses de outras realidades da gestão municipal, ultimamente tão comentadas.
Sobre o que se conhece do ante-projecto, desde já o BE desaprova o índice de construção previsto para uma área que deveria estar reservada em exclusivo para actividades culturais e recreativas dos cidadãos e não para exploração económica, como indica a prevista construção de um hotel e parques de estacionamento.
Recorde-se que o Bloco de Esquerda propôs, quando da elaboração do Plano de actividades camarário para 2006, a criação de um Parque da Cidade em mancha contínua do Monte Picoto às margens do rio Este, incluindo o Estádio 1º de Maio, a Piscina Municipal, o Parque da Ponte e o Parque de Exposições, requalificando os terrenos paisagisticamente e readaptando as estruturas existentes para o desporto, lazer e espectáculos. Para tal, o BE apontou a necessidade de abertura de um Concurso de Ideias seguido de um processo de discussão pública, indispensável numa intervenção urbana dessa dimensão, como condição para que os bracarenses se sentissem desde o início sujeitos implicados, participantes e responsáveis pelas opções tomadas. Como se constata, trata-se de uma abordagem à gestão da cidade bem diversa do autismo arrogante e auto-suficiente da maioria socialista, que ano após ano vai hipotecando, de forma quiçá irremediável, a esperança futura de uma cidade sustentável em termos ambientais e de qualidade de vida.

Braga, 07 de Março de 2007