Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


segunda-feira, janeiro 08, 2007

30 anos de Mesquita Machado no JN

"30 anos de sobranceria e uma postura tutorial"

JN / Magalhães Costa

Três décadas de poder mesquitista levam muitos bracarenses a pensar que Braga perdeu, paulatinamente, a sua imagem de marca "cristã" (conhecida pela Cidade dos Arcebispos), numa transição para o pagão. Tempos de mudança marcados por "grandes obras" que , na opinião de Miguel Bandeira, docente universitário e dirigente da ASPA, faz com que Braga deixe de ser conhecida pela suas igrejas e obras pias para passar a ser identificada pelos seus estádios e grandes superfícies de culto ao consumo.
Uma ideia, de resto, corroborada por Miguel Brito, vereador do CDS/PP, para quem, na última década, os investimentos municipais, ditos de "fachada", passaram a ser "medidos ao metro", numa alusão ao estádio, "o maior", Teatro-Circo, "o maior", e o túnel rodoviário, também "o maior". "Segue-se, agora, a maior piscina olímpica, com os melhores saltos", ironizou.
Também Ricardo Rio, do PSD, o principal líder da oposição, sem deixar de reconhecer o crescimento "exponencial" da cidade e do concelho, ao nível de um conjunto de infra-estruturas básicas (rede viária, transportes, água e saneamento e equipamentos escolares), não deixa de se manifestar "chocado" com o que considera "esbanjamento de recursos municipais na construção de obras megalómanas, com pesados encargos de manutenção, sem conferir prioridade aos aspectos da funcionalidade e sem apostar na sua rentabilização e aproveitamento".
Já Custódio Braga, do BE, enaltece a "obra do regime", o estádio municipal, como "um hino de cimento à consagrada triangulação das autarquias, empreiteiros e futebol".
Na opinião deste deputado municipal, Braga cresceu, como cresceram outras cidades do Minho, e até a "fortuna de muitos empreiteiros", mas culpabilizou Mesquita Machado pela "falta de planeamento urbanístico" da cidade, mercê da baixa qualidade habitacional.

Por sua vez, Jorge Matos, do PCP, ex-autarca, refere o traço "desenvolvente" de Mesquita Machado, nos seus aspectos mais positivos e negativos "A aposta numa grande cidade, a invasão do betão, a megaconstrução, a falta de ordenamento urbano e políticas ambientais".
Não deixam, por outro lado, de fazer referência, mais uns do que outros, aos 30 anos de "sobranceria" de Mesquita Machado, à frente da Câmara Municipal de Braga, e o seu estímulo à postura do "chapéu na mão" dos autarcas das freguesias, lamentando, simultaneamente, a "postura tutorial", como afirma Ricardo Rio, no exercício presidencial sobre os mais dinâmicos protagonistas da sociedade civil bracarense, sejam universidades, associações empresariais, instituições sociais, culturais ou desportivas.
Outros bracarenses, anónimos, inquiridos pelo JN, atrevem-se a dizer que a gestão de Mesquita Machado está alegadamente enredada numa teia de "relações promíscuas", que sempre sustentou a imagem de Braga, e que Custódio Braga rotula de "novos barões" do feudo de Braga, ligados ao mercado imobiliário e da construção civil.


Zona pedonal
Inserido no projecto de requalificação urbana, devolveu o castro da cidade aos peões, tornando o centro histórico mais nobre e atractivo.

Rede viária
A cidade está servida de uma boa rede viária com a explosão de "anéis", variantes e viadutos, geradores de melhores acessibilidades regionais.

Habitação social
Tem sido umas das políticas da acção da Autarquia, na promoção da "renda social" para as famílias carenciadas.

Planeamento
A má qualidade das áreas suburbanas, apinhadas de "mamarrachos" habitacionais, sem ordenamento e reduzidos espaços verdes.

Ambiente
A manifesta "inoperância" na requalificação do rio Este e seus espaços ribeirinhos, transformados, aqui e acolá, ainda em focos de poluição.

Cultura
Reduzida expressão cultural ao nível de grandes eventos e da "intermitência" na disponibilização dos equipamentos.