Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


domingo, dezembro 10, 2006

Moção sobre o Theatro Circo aprovada parcialmente

MOÇÃO

Como é público, o Bloco de Esquerda sempre encarou a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura com algum cepticismo, porque entendemos que este objectivo não pode ser encarado como causa mas sim como uma consequência das políticas culturais. Justamente por isso, a candidatura portuguesa foi atribuída a Guimarães. Importa também relevar a impotência da maioria socialista de Braga para fazer valer a candidatura junto de um governo da mesma cor partidária, sinal bem revelador - como outros, aliás - da desconsideração das políticas culturais do PS.
Recorde-se também que a proposta de uma candidatura conjunta de Braga e Guimarães a capital europeia da cultura, apresentada há alguns anos pelo Bloco de Esquerda, foi imediatamente ridicularizada pelo executivo municipal, para depois ser retomada pelo Reitor da UM, e tem nesta decisão da Ministra da Cultura um irónico final: o da escolha, sem necessidade de candidatura prévia, da cidade de Guimarães.
Veio então a CMB revelar em pungente comunicado que Braga é afinal uma capital da cultura permanente, apresentando, para suportar tão audaz declaração, o Plano Municipal de Actividades para 2007, que analisaremos de seguida. Porém, o que verificaremos neste plano é o enunciado, pela enésima vez, de um rol de piedosas intenções cuja concretização pífia os bracarenses vêm acompanhando ano após ano.
Desta feita, o novo Theatro Circo é apresentado como estrela da companhia, sendo que este equipamento, a par da futura Escola de Música, terão a responsabilidade da formação e captação de novos públicos. E é justamente nesta proclamação que se revela de forma clara que a Câmara esteve pouco mais do que inerte nos últimos anos, obcecada com a obra mas esquecendo o conteúdo. Nada foi feito, particularmente junto dos mais jovens, para o fomento da apetência pela criação e fruição cultural, nos domínios da música, das artes visuais e performativas, esperando-se que por geração espontânea os cidadãos acorram aos espectáculos e exposições, que constituem o topo da pirâmide, quando não foram habituados e incentivados ao envolvimento nas práticas culturais.
Porque, apesar dos erros cometidos, esperamos o sucesso do Theatro Circo, apresentamos a esta Assembleia a seguinte Moção.

Moção

A Assembleia Municipal de Braga, reunida a 7 de Dezembro de 2006 delibera:

1 – Saudar a reabertura do Theatro Circo, fazendo votos de que a sua programação se mantenha com um nível de qualidade adequado ao investimento feito na reabilitação do espaço e às justas expectativas dos bracarenses. (APROVADO)

2 – Censurar as declarações públicas do senhor Presidente da Câmara, que considerou ter sido o referido investimento “uma loucura”, justificando assim a multiplicação dos custos, numa demonstração de um modelo de gestão sem princípios de rigor nem estratégia. (REJEITADO)


Braga, 7 de Dezembro de 2006
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda