Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


terça-feira, março 27, 2007

Mesquita Machado e o Tribunal de Contas

Nota à Comunicação Social

Em conferência de imprensa ontem realizada, Mesquita Machado desmentiu os números da auditoria do Tribunal de Contas, afirmando ter já solicitado a sua rectificação. Porque em Braga estamos de há muito acostumados a estas declarações tronituantes e inconsequentes, desta feita o Bloco de Esquerda decidiu dar conhecimento formal ao Tribunal de Contas das notícias publicadas, solicitando esclarecimentos sobre a razoabilidade das alegações do presidente da Câmara.

Recorde-se, a propósito, que em Setembro de 2005 o Bloco de Esquerda solicitou na Assembleia Municipal informações sobre o número de administradores das empresas municipais, critérios de nomeação e custos para a autarquia, não apenas em salários mas em ajudas de custo, despesas de representação e outros expedientes enriquecedores dos felizes contemplados. Também desta feita, e ao arrepio da lei, Mesquita Machado recusou prestar informações alegando, como é seu timbre, não ter que dar explicações dado ser o partido maioritário.

Também neste âmbito, vem o PSD de Braga assumir uma postura virginal (conforme é, aliás, seu apanágio), como se as empresas municipais não fossem uma criação do bloco central, exactamente com os objectivos que agora condena ao PS: exílio dourado para ex-autarcas - ou complemento salarial em acumulação - e expediente para contornar a fiscalização dos negócios efectuados de forma ilícita. Por isso mesmo, desde já desafiamos os social-democratas a divulgar publicamente o seu modelo de gestão das empresas municipalizadas, critérios de nomeação e estatuto remuneratório de administradores, bem como quais as empresas que privatizariam, parcial ou totalmente, na eventualidade de chegarem à presidência da autarquia bracarense. Acresce que o PSD preside à Comissão da Assembleia Municipal que tem a responsabilidade do acompanhamento da actividade das empresas municipais, pelo que pode desde já, e conta com o imediato apoio do Bloco de Esquerda, desencadear as acções que entenda mais pertinentes, para que não se fique, mais uma vez, pelas insinuações para tempo de antena.

O Secretariado Concelhio do Bloco de Esquerda
Braga, 27 de Março de 2007