Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


sexta-feira, novembro 04, 2005

O misterioso caso do Retail Park

Sabemos agora que, enquanto proferia juras de amor a Braga na recente campanha eleitoral, Mesquita Machado havia entregue uma das últimas quintas da cidade para ser betonada e impermeabilizada, ao permitir a construção de mais uma (a quarta!) grande superfície na maior freguesia do concelho, S. Victor.
Sabemos também que este licenciamento foi efectuado sem que a Junta de Freguesia tivesse conhecimento do mesmo, e verificamos que na implantação da obra há um caminho municipal, empedrado, com iluminação pública e uso corrente, apropriado pela empresa construtora, que tem ainda a ousadia de delimitar com estacas o espaço ajardinado de logradouro dos prédios da Rua Pêro Vaz de Caminha.
Sabemos ainda que a obra é da responsabilidade da empresa Britalar, cujo homem forte é nem mais nem menos que o presidente do Sporting de Braga, demonstrando mais uma vez que o obscuro triângulo câmara-empreiteiros-futebol tem em Braga existência bem real.
Perante as declarações de falsa indiferença do presidente da Câmara e o anunciado desaparecimento do vereador responsável, o vice-presidente Nuno Alpoim, o Bloco de Esquerda vem publicamente exigir que a autarquia utilize todos os meios ao seu dispor para que a obra em curso seja suspensa no que diz respeito à ocupação do espaço público, enquanto todo este imbróglio não se esclarece.
Denunciamos também a hipocrisia dos responsáveis camarários, quando demoram uma eternidade à procura do projecto da obra, projecto esse que o Bloco de Esquerda já teve oportunidade de examinar e inclui, na parte agora subtraída ao domínio público, arruamentos de acesso para camiões de mercadorias que passarão assim a circular a escassos metros das habitações.
O Grupo de Trabalho Autárquico do Bloco de Esquerda manifesta solidariedade total com os moradores afectados, com quem tivemos já oportunidade de contactar, e a cuja luta pela defesa do interesse público e contra mais esta investida dos ínvios interesses do “clube do betão”, damos e daremos todo o apoio.

Grupo de Trabalho Autárquico do Bloco de Esquerda - Braga