Análise dos resultados eleitorais
Numa primeira análise dos resultados eleitorais no concelho de Braga, o Secretariado do Bloco de Esquerda considera que:
1 - Não foi atingido o objectivo mais ambicioso por nós apresentado, o da entrada na vereação da Câmara de Braga, o que impediria a formação de maioria absoluta. Não obstante, o Bloco aumentou em 1300 votos o seu resultado, passando de 3 a 4,3%. Nas freguesias urbanas as votações máximas do BE ultrapassam os 10%, enquanto nas rurais chegam a mínimos de 2%, mostrando que ainda existe um acentuado desequilíbrio na distribuição da votação bloquista.
2 - Relativamente à Assembleia Municipal, os resultados foram superiores, o que indica que alguns eleitores decidiram apostar no chamado voto útil, procurando influir na decisão da presidência da Câmara, o que veio a provar-se ser, mais uma vez, uma (des)ilusão. Nos resultados para a AM, o BE duplica o número de eleitos, passando de dois para quatro, o que corresponde a uma subida de 2700 votos, de 3,5 para 6,2%.
3 - Quanto às Assembleias de Freguesia, o BE elege pela primeira vez quatro membros nas freguesias mais populosas (S. Victor, S. Lázaro, S. Vicente e Maximinos), o que possibilitará um aprofundamento do conhecimento da realidade do concelho e constitui o primeiro passo no estabelecimento de uma rede local, essencial para a continuidade do crescimento da implantação do Bloco agora iniciado.
Em breve a Coordenadora Concelhia do BE apresentará um balanço mais aprofundado destes resultados e o plano de acção para o mandato autárquico.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home