Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


quarta-feira, outubro 19, 2005

CNE processa Correio do Minho por queixa do BE

Na sequência de queixa apresentada a 24 de Setembro contra o jornal Correio do Minho por tratamento discriminatório, deliberou a 18 de Outubro a Comissão Nacional de Eleições instaurar um processo de contra-ordenação àquele jornal.
O Secretariado Concelhio de Braga do Bloco de Esquerda congratula-se com esta decisão, ao mesmo tempo que lamenta que a mesma não venha a produzir efeitos úteis sobre a campanha das eleições autárquicas. Esperamos, no entanto, que esta deliberação exemplar contribua para que a comunicação social se conforme às normas do estado de direito democrático.

***
COMUNICAÇÃO DA CNE - 19OUT05

Por determinação do Presidente da Comissão Nacional de Eleições venho
notificar V. Ex.ª de que na sessão plenária de dia 18/10/2005, foi tomada a
seguinte deliberação:

“Parece, assim, existir um tratamento desigualitário da candidatura do BE no
concelho de Braga, já que existe omissão quase total nas edições do Jornal
“Correio do Minho” apreciadas (com gravidade particular no que diz respeito
à parte noticiosa ou informativa).

Nessa medida, delibera instaurar-se o processo de contra-ordenação devido.”

***
QUEIXA DO BE - 24SET05

Exmo. Senhor Presidente da Comissão Nacional de Eleições

A candidatura do Bloco de Esquerda à autarquia de Braga vem por este meio apresentar queixa contra o Jornal Correio do Minho, por tratamento discriminatório.
Acontece que este jornal ocupa diariamente varias páginas com o acompanhamento das eleições autárquicas, publicando notícias relacionadas com candidaturas dos restantes partidos à câmara e assembleias de freguesia e omitindo de forma sistemática as realizações do Bloco de Esquerda, às quais não comparece, ao contrário dos demais orgãos de informação com implantação local. Por outro lado, o Correio do Minho concede espaço desmesurado às candidaturas do Partido Socialista, conforme consulta às mais recentes edições confirmará de forma inequívoca.
Acresce que o referido jornal tampouco produz noticias a partir dos comunicados de imprensa emitidos por esta candidatura. Só nos últimos dias, a título de exemplo, o Correio do Minho não noticiou as iniciativas de divulgação das propostas do BE para a Qualidade de Vida (dia 21) e para a Cultura (23), bem como o jantar da candidatura com Francisco Louçã (24), realizações amplamente difundidas pela comunicação social local.

Sem mais, com os melhores cumprimentos,
A Candidatura do Bloco de Esquerda