A ciclovia eleitoral
Anuncia a Câmara de Braga, com grande destaque, a inauguração da ciclovia da “variante da encosta” para meados de Setembro, ainda a tempo de umas pedaladas eleitorais. O Bloco de Esquerda saúda a adesão de Mesquita Machado à utilização da bicicleta, embora tenhamos que recordar o passado recente em que os socialistas alegavam que o facto de Braga ser uma cidade montanhosa inviabilizaria a existência de ciclovias.
Ficamos na dúvida sobre se será por má fé ou simples incompetência que o traçado para bicicletas proposto não foi executado à época da construção da referida variante, antecipando assim o que agora se considera óbvio e poupando aos cofres públicos umas dezenas de milhar de euros.
Numa perspectiva mais abrangente, o Bloco de Esquerda defendeu já no programa autárquico de 2001 a “elaboração de um estudo de mobilidade que leve a um redesenho do sistema existente, nomeadamente das circulares urbanas e da avenida da Liberdade, transformando-as em avenidas arborizadas, semaforizadas, com passeios adequados, incluindo, de forma complementar e articulada, trajectos para eléctrico, faixas para bus e ciclovias”.
No que diz respeito ao desporto e lazer ao ar livre, defendemos “a criação ou o aproveitamento de estruturas já existentes para edificar espaços descobertos de lazer como ciclovias, pistas de jogging, ringues para a prática de desportos de rua, que possibilitem às populações a prática de actividade física gratuita”.
Como nos vamos habituando a que Mesquita Machado repesque ideias alheias e as apresente uns anos depois como originais, esperamos então que num futuro próximo, caso o autarca se mantenha em funções, Braga venha a conhecer um projecto sério relativamente aos sistemas de mobilidade e usufruto ecológico do espaço público.
A candidatura do Bloco de Esquerda
1 Comments:
presumo terem lido no Diário do Minho o texto que editei no meu:
http://braguinha.blogs.sapo.pt
Enviar um comentário
<< Home