Bloco de Esquerda :. Grupo de Trabalho Autárquico :. Braga

Actividade autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Braga - Mandato 2005/2009


terça-feira, julho 05, 2005

Os independentes e o regedor-mor

Em recentes declarações à Comunicação Social, o presidente da Câmara de Braga decidiu envolver o Bloco de Esquerda nas movimentações de candidaturas de independentes a juntas de freguesia do concelho. Aparentemente o senhor engenheiro estará preocupado com a revolta de autarcas da área socialista que se manifestam, sem medo, contra a vaga de vira-casacas que não resistem ao caciquismo e se aprestam a trocar de partido, com o intuito de aceder às benesses discriminatórias da Câmara Municipal.

A este propósito, o Bloco de Esquerda denuncia a política, que já é velha, de pressão sobre as juntas de freguesia de cor diferente, sob constante chantagem, sob pena de se verem preteridas na distribuição de fundos e obras municipais.

Afirmando claramente que não somos e jamais seremos barriga de aluguer para candidaturas assentes em jogos de ressentimentos e baixa política, queremos também clarificar que a orientação política do Bloco de Esquerda, aprovada na recente Convenção Nacional, é a de apoiar candidaturas de cidadãos independentes, sempre que o seu compromisso eleitoral seja com políticas progressistas, envolvendo os cidadãos nos processos de tomada de decisão e promovendo o desenvolvimento local, no respeito pelo ambiente e privilegiando os interesses e aspirações dos mais desfavorecidos.

É tempo de acabar com a vergonha que se vive em Braga, cuja manifestação mais óbvia é a postura subserviente dos presidentes de junta na Assembleia Municipal, em que se contam pelos dedos de uma só mão as vezes em que têm um assomo de coragem cidadã e votam de acordo com a sua consciência e não a toque da chibata do regedor-mor. Quanto aos que resolveram trair os seus compromissos e entrar no pântano socialista, cabe aos eleitores a última palavra de aprovação ou repulsa desses comportamentos impróprios do poder local democrático.

O Secretariado da Comissão Coordenadora Concelhia de Braga do Bloco de Esquerda