Mesquita e Rio: duas faces da mesma moeda
Aproveitando a onda dos balões de S. João, os candidatos à Câmara de Braga de PS e PSD/PP lançaram as suas campanhas de marketing, onde a ausência de mensagem política se junta ao desperdício ostentatório em incontáveis outdoors, por parte de quem defende que os portugueses (os outros, os que vivem do seu trabalho) precisam de apertar o cinto.
Mesquita e Rio são duas faces da mesma moeda. É esta a constatação e denúncia que apresentamos aos bracarenses, analisando alguns momentos fundamentais da política bracarense nos últimos quatro anos.
A tentativa de implantação de uma estátua ao Cónego Melo, o despudorado gasto de dinheiros públicos num estádio oferecido a uma empresa privada (a SAD do Braga) e a privatização parcial da Agere, foram, de facto, ocasiões em que se provou à saciedade que as duas forças políticas que pretendem vir a liderar os destinos da autarquia têm mais em comum do que arrufos momentâneos podem fazer supor. Nesses episódios, ficou clara a conivência PS/PSD/PP com a direita mais retrógrada da cidade, com os interesses obscuros ligados ao futebol e construção, bem como o total desprezo pelo carácter público de serviços essenciais como o fornecimento de água.
Assim se antevê uma campanha em que os cidadãos serão envolvidos na escolha do melhor produto publicitário, em lugar de optarem por políticas alternativas, em que à lógica conservadora e economicista se oponham políticas sociais e de progresso.
Por tudo isto, e independentemente de quem venha a liderar a autarquia, o que se coloca aos bracarenses é a necessidade de eleger para o executivo camarário quem se compromete a defender os serviços públicos e a cidadania, sem tentações de partilha das benesses do poder, a que outras forças de esquerda se revelaram incapazes de resistir.
O Bloco de Esquerda desenvolverá a sua campanha eleitoral com base em ideias e propostas concretas, recusando embarcar no show político agora iniciado, em que no essencial se considera que é preciso que algo mude para que tudo continue na mesma.
A Comissão Coordenadora Concelhia de Braga do Bloco de Esquerda
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home